Meios para expressar a criança interior

12-01-2019

                  Workshop em "O mundo somos nós" a 17 de Fevereiro de 2019.

"Foi extraordinária esta experiência de utilizar a voz como fonte de auto-conhecimento e foi maravilhosa a forma como o workshop me permitiu conectar com a minha criança interior. Creio que dei um mergulho com alguma profundidade, porque nos dias que se seguiram ainda sentia os seus efeitos. Fiquei com uma grande de voltar a fazê-lo" Carla Freitas

"Estou muito grata pela partilha da Ana Maria Pinto... Sinto que foi remexer, foi levantar o pó... foi ir à base ou estar a caminho de uma base que ainda estou a descobrir. Não sei muito bem explicar, o tempo esta a passar sinto-me diferente, algo mudou, algo não esta igual... Foi uma experiência muito boa e que ainda estou a colher frutos." Sónia Carvalho


Alegria, pureza, energia, imaginação, liberdade, espontaneidade ... palavras da raiz da felicidade, onde encontrá-las? A felicidade não se vende nem se compra, a felicidade é uma força ensimesmada, independente de estímulos exteriores. É uma força presente no ritmo dos fenómenos da natureza, dá origem à luz do sol e à luz das estrelas, dá origem aos arco-íris de mil mundos, dá origem ao primeiro choro de todos os recém-nascidos - a força da felicidade é a força do movimento da criação! A felicidade é por isso uma revelação, apenas disponível no interior de cada um, uma porta aberta para o mistério e para o deus que há em nós - somos criadores de mundos e zeladores desta maravilhosa Terra!

Crescer é um processo de retorno à fonte, enganamo-nos quando julgamos que a maturidade está associada a um sentido de responsabilidade e de segurança. Muitos são os casos de adultos que têm uma vida estável a nível social, mas que, no seu interior, não têm uma fonte independente de felicidade, tendo a necessidade de recorrer a estímulos dos mais variados géneros para preencherem o vazio - destes estímulos nascem o ruído e a dispersão, os vícios, apegos e todo o tipo de conflitos que nos conduzem à falta de liberdade, a que nos permite estar bem seja onde for e com quem for. 

Resgatar a criança interior é crescer para dentro. Não se trata de uma descoberta, não é algo que possamos abarcar no nosso domínio do consciente ... a criança interior é um passo para o desconhecido! É o abandono da necessidade de controlar, de nos moldarmos à imagem de ideias e emoções, é o espaço da verdade: a nossa contínua mudança! Uma dança de vida, um ciclo de vida e morte, o inexplicável que vemos e perscrutamos no movimento do mar: o Amor Universal sob a Luz de uma semente aberta, a eterna semente de tudo o que respira!

No princípio era o verbo. Primeiro respiras e depois cantas! Assim se cresce para dentro, deixando que o sopro nos guie, nos esvazie de tudo quanto seja artificial e nos preencha da nossa essência vital!

Neste encontro serão realizados vários exercícios para darmos espaço à revelação da criança interior. Recorrendo à expressão artística, a exercíciosinvulgares de desconstrução da "persona", à meditação e ao diálogo, procuraremos dar um passo no desconhecido, entendendo profundamente a origem da vergonha, da auto-sabotagem e da teimosia, focos de negatividade que nos habitam pela força dos registos da nossa memória.

O objectivo deste workshop é o vislumbre do que é o Amor Universal no Ser. O Amor que nos permite ir ao encontro das crianças estando em consonância com a dinâmica da sua felicidade mais pura. Permito-nos entender a criança, sem prazos, sem metas e sem conceitos castradores. Eu vou ao encontro da criança, porque Eu Sou a Criança, Livre e Amorosa. 

Exercícios

- Exercícios de técnica vocal para a descoberta do som primordial do corpo - descobrir as várias cores do meu espectro vocal para sentir a voz no corpo e expressar o meu mundo de emoções num colorido de inúmeros tons!

- Abrir o corpo ao espaço do canto e das asas. Abrir a boca, abrir as costas. À medida que vamos crescendo, o nosso corpo vai-se fechando. O canto oferece-nos um movimento contrário a essa força, surpreendendo-nos com a nossa própria beleza!

- Exercícios para a dinâmica de grupo - sensibilidade e expressão.

- Improvisação e expressão de emoções. Recriar a nossa realidade através da espontaneidade, criando um processo de libertação de tensões interiores.

- Meditação Anapana 

- Cânticos e ritmos para as nossas crianças.