A Voz - Saúde vocal e Expressão comunicativa

29-04-2018

       Para profissionais da educação, saúde e voz.

Contemple a voz como uma mensageira, uma via para o exterior e ao mesmo tempo uma janela aberta para o interior. Há uma subtileza inerente à sua natureza, que podemos cuidar como se de uma flor se tratasse. Consciente ou inconscientemente, o ser humano busca e deseja a sua própria expansão, e fá-lo das mais variadas formas. Se aprender a tocar devidamente aquela flor, o lugar da sua voz, para que ela se manifeste com toda a liberdade, pode ter a certeza que desse toque brotará uma alegria natural, pois a sua expressão é sinónimo de expansão.

Até que ponto as portadas daquela janela estão abertas? Aqui reside o ponto crucial da expressão comunicativa e da saúde vocal. Para que não existam atritos no percurso do sopro que parte do interior para o exterior, é necessário cultivar a plena atenção e consciencialização das sensações do corpo quando se exprime.

Estes assuntos serão abordados de uma forma objectiva, através de exercícios práticos que lhe possibilitarão conhecer e cuidar da sua voz.


Pontos a trabalhar 

- Respiração e postura - as duas funções interdependentes.

- O som primordial - exploração do nosso espectro sonoro mais primitivo.

- Apoio - directrizes para a projecção vocal.

- Voz de peito, máscara e voz de cabeça

- Identificação de pontos de tensão e seu relaxamento - maxilares e braços livres.

- Articulação da palavra - diafragma.

- A beleza vocal - a descoberta do timbre em flor.


Horário: 16:00 - 18:30

Valor: 25 euros