Conjunto das coisas criadas ... essência dos seres ... conjunto de forças que obram no universo, propriedades e carácter de cada coisa ... são várias as definições que encontramos para a palavra Natureza, mas todas elas implicam a noção de - Multiplicidade.

Para explicar de um modo simples o conceito da Natureza da Voz reportamo-nos a 2 máximas:

* Si canta come si parla, diz-nos a histórica escola italiana do canto. Muitas das principais escolas europeias incluem Educação da Fala no currículo da formação do cantor, pois muitos dos problemas que surgem no canto podem ter raiz precisamente na voz falada. A saúde da voz falada é portanto, de extrema importância para qualquer profissional da voz.

* Quem canta seus males espanta, diz-nos o provérbio popular! No canto, a voz está intimamente conectada com a natureza do interior de cada um, expondo ao exterior todo um mundo imaginativo e emocional.


Ana Maria Pinto (Cantora Lírica, Compositora e Mentora) e Inês Villadelprat (Terapeuta da Fala) estudaram juntas Canto Lírico na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Tomaram depois da conclusão da licenciatura em 2005, caminhos diferentes. Ana Maria Pinto continuou a sua formação como cantora lírica em Berlim, dedicando-se depois à sua carreira, Inês Villadelprat deu continuidade à sua formação como Terapeuta da Fala. Hoje, ambos os caminhos se encontram neste aspecto:

- O trabalho da Voz deve ser realizado de um modo específico, íntegro e intuitivo, isto é, de forma a corresponder às necessidades de cada um, com a aplicação de exercícios personalizados, e de um modo objectivo, científico e holístico.

Da vontade de oferecer às pessoas esta abordagem inovadora, nasce a Natureza da Voz, onde propomos uma abordagem complementar entre a voz falada e a voz cantada, direccionada a todos os profissionais da voz, desde cantores líricos a professores, coralistas ou profissionais da saúde.


A Natureza da Voz encontra-se na NOVATERRA, Associação Cultural Arte e Ambiente.